domingo, 9 de outubro de 2011

GRUTA DA MANGABEIRA - UM PASSEIO NEOLÍTICO!





No sábado dia 24 de fevereiro de 2011, estava eu junto da Comunidade da Lagoa Seca me preparando para no dia seguinte participar da Excursão à Gruta da Mangabeira em Ituaçu – BA. Especificamente a 2ª Romaria da Comunidade Lagoa Seca, que teve como slogam:

“Gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares não importantes.
Em lugares não importantes realizam coisas extraordinárias e que ficam no coração!”

É de um provérbio africano, segundo explica Adair da Conceição Ribeiro.

A Organização da viagem de baixo custo, foi cercada de momentos que fazem sentido a frase acima, pois na casa de minha Aluna da 2ª Série D do Ensino Médio Noturno, Dona Maria Nilza Pereira, participamos de uma rodada de Beiju.

 Chegamos a 5 da madrugada, mas até juntar o pessoal e fazer as últimas organizações para que ninguém seja esquecido, como diz Adair: " - Vamos Aguardar!" kkk
Por volta das 6 horas da manhã partimos nesses dois coletivos rumo a Gruta da Mangabeira, conhecida popularmente como Gruta do Sagrado Coração de Jesus.
Dentro dos coletivos muita cantoria de romeiros e quitutes sendo distribuídos. Muito bom mesmo.
Biscoitos, bolos, pastéis, muitas guloseimas e muita tadição cultural nas músicas de romaria.
A estrada estava longa, mas de longe avistamos uma montanha com o cume bem afinado. E a montanha foi se aproximando até passarmos dentro de Tanhaçu.
E passamos pela tal montanha e ela foi ficando para trás, mas logo depois chegamos a estrada de terra que dá atalho até o povoado da Gruta da Mangabeira.
Passou por nós um caminhão carregado de Cal recém extraído de alguma lavra, o que evidencia a presença de calcáreo na região. Comum em locais onde tem grutas.
No povoado da Gruta encontramos com outros grupos oriundos de Caraíbas, minhas alunas do ensino médio estavam lá desde sábado.
Encontrei lá com ex-Colegas de trabalho da Nacional de Grafite Ltda. de Pedra Azul - MG, que não via há mais de 13 anos. Encontrei ex-alunos de Caetanos e de Lindo Horizonte.
Na entrada da Gruta, fomos juntando o Grupo de Caraíbas que ficou de fácil identificação pela camisa que estávamos uniformizados.
O Cruzeiro tem uma simbologia nada haver com o sofrimento de Cristo. O eixo principal da cruz é vertical, simbolizando o vínculo celestial e o eixo horizontal o plano onde nos terrenos nos encontramos, ou seja, nos humanos, por admiração natural, consagramos o local como a manifestação do criador na natureza.
E, começamos a descer para dentro da gruta...
...e fomos descendo, e descendo, reparem nos arcos feitos com vergalhão formando o coração...
...e fomos descendo mais e mais...
...descendo mais...do alto observam-se vários altares...
...e chegamos bem diante de um dos altares católicos encravados nas ocas rochosas da Gruta, contrastando natureza com a religiosidade do Romeiro Nordestino, em uma arquitetura ímpar carregada de tradições culturais.
São vários altares dedicados aos santos católicos.
Voltando-se o olhar à boca da Gruta é possível observar o contraste com a claridade externa e os romeiros e visitantes que não param de entrar na Gruta.
O efeito de luz externa com a escuridão do interior da gruta tem um efeito extraordinário.
E, mais santuários com manifestações de fé ao consagrado.
Isso tudo fica na entrada da Gruta da Mngabeira.
A história da Gruta com a interferência humana inicia quando um vaqueira que estava tangendo o gado por cima da montanha da gruta foi surpreendido quando caiu nessa fenda aí e o susto foi tamanho que, devido a sua fé, gritou: "- Valei-me sagrado coração de Jesus!" E, como ele se salvou da queda, a gruta passou a ser conhecida religiosamente como Gruta do Sagrado Coração de Jesus.
Este é o marco principal da Gruta Sagrado Coração de Jesus, ou Gruta da Mangabeira. E, é a última inferência religiosa humana depois que se adentra à Gruta, daí em diante são tre quilômetros de Gruta ao natural. Formções rochosas escupidas geológicamente por ação físico química da água da chuva que se infiltra no solo e reage com os sais minerais calcáreos do solo.
Transportando sólidos a água vai formando no teto da gruta as Estalactites.
No teto formam estalactites de várias formas e tamanhos.
E, as gotas que caem das estalactites do teto trazem sólidos que vão construindo as estalagmites no chão da gruta - Espetacular.
Esta estalactite aí com uma plataforminha e uma estalagmite nessa plataforminha, diz o Guia, foi batizada de Santo Antônio, onde quem quiser casamento tem de ajoelhas por baixo e fazer o pedido a Santo Antônio e a Deus.
Surge aí na ponta de uma dessas estalactites uma forma que lembra o coração, mas nada haver com o nome religioso da gruta. Aliás eu andei a gruta toda imaginando que iria encontrar uma formação rochosa bem destacada que desse razão ao nome da gruta, mas o nome está associado ao ocorrido com o vaqueiro e não às formas geológicas - Aliás é ruim imaginar um coração de pedra para Jesus. O Coração de Jesus não seria duro e frio assim!
Essa formação, a estalactite jorra no solo em ondas como se fosse líquido.
Olhem detalhadamente essa formação, como será que isto foi produzido? Parecem respingos endurecidos.
Observem esta outra formação? Como será que isso foi produzido? Facinante!
E chegamos em uma parte emocionante em que a caverna vai afinilando. E, observa-se que a cor de nossas camisas se perdem na escuridão, evidenciando os textos nelas estampadas.
E, lá vamos nós os aventureiros neoliticos por tres quilometros, em plena manhã de domingo dia 25 de setembro de 2011, aniversário de meu irmão José Mário de Mattos. Meu irmão gosta de aventuras desse tipo.
Essa estalagmite aí lembra um moge em momento demeditação!
A Estalactite do teto encosta na estalagmite correspondente no solo da gruta, comprovando que a estalactite formam as estalagmites.
Observem estas formações rochosas, lembram grades.
Depois de tres horas, mais ou menos de caminhada, chegamos ao outro extremo da Gruta.
Que buracão viu? Valeu a pena, e ao final da subida já recebemos cópia do DVD da filmagem que fizeram de nossa visita à Gruta, ao preço de R$ 10,00 e foto do grupo ao preço de R$ 3,00 cada foto. Muito organizado.
Esta depressão no alto da montanha da Gruta também lembra um coração. E, na saída tomamos aquela geladinha nos barzinhos, afinal ninguém é de ferro.
E, debaixo de uma uma árvore FICUS da praça, nos acomodamos a farofar. E, saboreando uma cahcaça de Pedra Azul, a Gameleira, que eu levei para a turma. Servimos nessa cuia.
Lembrando, que esse litro só apareceu ao final da caminhada e para ajudar na digestão.
Damião e a esposa, digo, e a noiva, nem imaginava que iria ser perseguido politicamente, pois queriam que ao invés dssa viagem ele fosse paparicar ex-Prefeito. Presta atenção meu povo de Caraíbas!
Eu é que menos estava preocupado com o barulho e as agressões morais em Caraíbas. Olha eu aí com uma cara de preocupação, curtindo esse momento de riqueza cultural, com um prato esmaltado cheio de farofa e carne.

Todo mundo registrando a passagem de um tradicional Pau de Arara de transporte de romeiros. Isto é cultura nordestina!


E aí estão as barraquinhas que comercializam de tudo, roupas, cd's e dvd's, enfeites, santos , etc... Tudo muito comum aos santuários.


Embora distante, nessaa foto, vê-se uma Unidade Industrial para produzir cimento, considerando que umas das principais partes do cimento está presente na região, mas a fábrica não está ativa.

E assim terminamos aqui esta exposição de fotos da Excursão à Gruta da Mangabeira, melhor mesmo é ir lá pessoalmente. E, melhor ainda é da forma que eu fui, com os Romeiros com direito a camisa, guloseimas, música e a farofa.

Um comentário:

  1. muito lindo alias o CRIADOR e perfeito em todos os seus feitos....maurina Aracatuba sp

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado