domingo, 9 de outubro de 2011

PROFESSOR - SER OU NÃO SER? DEMITIRAM O PROFESSOR DAMIÃO PORQUE NÃO FOI NA CARREATA - VEJAM O DEPOIMENTO DE DAMIÃO


A questão da educação no Brasil é realmente muito séria, porque a Educação está sendo conduzida de forma filantrópica e não como Direito do Cidadão, e tão pouco com o Profissionalismo Necessário. Sim, escolas existem a todos, mas e os Recursos Humanos qualificados, necessários e os Recursos financeiros e materiais?! Amigo da Escola é filantropia burguesa.

Não possuo Licenciatura, mas quis o destino e o desemprego que, quebrando o galho, eu da educação brasileira e a educação brasileira o meu com sua parca remuneração já estou dando aula há 11 anos. Estou na realidade em um duradouro Projeto Rondon.

Em julho de 2000, minha companheira grávida de meu filho, estava eu tentando colocar meu carro na campanha política de um Vereador de Vitória da Conquista, quando deparei com a Secretária da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista me perguntando seu eu tinha curso superior porque tinha vaga de Professor em Caetanos.

Para encurtar história, depois de uma viagem nada confortável de 4 horas em um péssimo, até hoje péssimo, trajeto de aproximadamente 87 quilômetros estava eu em Caetanos para ver a possibilidade da vaga de Professor. O Diretor da Colégio João Lopes apenas viu que eu tinha realmente e comprovadamente curso superior em Administração de Empresas, sem mais conversa, me levou diante de uma turma de 40 alunos e disse: “Esse é o Professor de Química!” E, me deixou lá, diante daqueles adolescentes que hoje já se formaram: Alguns Professores, Alguns Atores, Alguns estão na Política, Alguns estão no comércio e muitos não sei, mas seguiram algum caminho melhor do que teriam se não tivessem passado em Sala de Aula.

Não tinha tido uma só aula de pedagogia, apenas curso para treinamento empresarial voltado a implantação do TQC, que fiz dentro da Nacional de Grafite Ltda. Fora anos a fio no banco das escolas particulares de Juiz de Fora – MG. O Primeiro dia foi de apresentação, contei da minha experiência profissional onde citei com detalhes o Processo Químico do processamento industrial de grafite. Afinal passei uns quinze anos de minha vida dentro da mineração de grafite no Vale do Jequitinhonha e Sul da Bahia.

Sem qualquer experiência eu assumi 48 horas em sala de aula, todas as turmas de ciências de 5ª a 8ª séries regulares do ensino fundamental, algumas turmas de matemática, química, biologia, desenho, diversificadas do ensino médio e ainda tinha duas horas de Atividades Curriculares – Não tenho vergonha de dizer essa verdade porque eu não era o único caso. E, até hoje, claro já experiente em 11 anos, ainda há espaço para mim, e pelo valor salarial, tão cedo não resolverão o problema – SALÁRIO BAIXO!

O que sei e domino em Pedagogia hoje está em estudos autodidata e pelos cursos de PEI 1 e 2 que fiz em 2003 e 2004, via Secretaria de Educação do Estado da Bahia, onde foca a Construção Mediada do Conhecimento da Teoria de Reuven Feuerstein. Estes conhecimentos possibilitou-me a sair de forma regular no Concurso REDA que fiz para estar hoje dando aula no Ensino Público pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Em Caetanos, na Gestão de Vavá o salário era pago via uma enorme fila, quem estava do meio para trás, ficavam sem receber. Quando se avisava que haveria pagamento, saia-se correndo da sala de aula. E, para receber parecia que era fila da esmola, devido ao tamanho da desconsideração para com o trabalho do Professor. Lá este fato só veio a ser solucionado na Gestão de Antônio Silvino que passou a pagar corretamente e via depósito bancário.

Aqui em Caraíbas pagava-se em dia, mas da mesma forma, em espécie e via folha de pagamento e só mudou depois da fiscalização da CGU.

BOPE: R$ 2.260,00 Para arriscar a vida;
Bombeiros: R$ 960,00 Para salvar vidas;
Professores: R$ 728,00 para preparar para a vida;

Auxílio Reclusão: R$ 862,60;
Médicos: R$ 1.260,00 para manter a vida;
E um deputado federal? Ganha R$ 26.700,00 Lamentável, porque com esse salário, o deputado está pouco preocupado com o salário do Professor!



O Piso Salarial de Professor dado por Lula deveria ser patente nacional, ou seja, direto do Fundeb ao bolso do Professor independentemente de estado ou município. Isto para começar.

Como diz Professor Licenciado em Física – Alyson James – a sala de aula é uma universidade. E, é mesmo! Pretendo fazer licenciatura em Química e estou esperando uma oportunidade em uma inscrição que fiz na Plataforma Freire.

A QUESTÃO SALARIAL DO PROFESSOR e a falta de espaço para crescer e melhorar o ensino que produz tem deixado a Profissão à mercê da politicagem.

Todo politico diz que luta pela educação, mas concretamente o único salário que ele se preocupa é com o do próprio bolso.

O SALÁRIO DE PROFESSOR ESTÁ MENOR QUE AUXÍLIO RECLUSÃO – E, POR FALAR NISSO!

CARAÍBAS O PROFESSOR É OBRIGADO A FAZER COISAS QUE ETICAMENTE NÃO SE SENTE BEM EM ESTAR FAZENDO – 
SE NÃO FIZER É DEMITIDO!

Em Caraíbas o Professor é obrigado a fazer coisas que eticamente não se sente bem em estar fazendo e se não fizer vai para a rua.

O Professor Damião da Silva Gato, foi demitido nessa sexta feira do quadro de funcionários do Centro Educacional de Caraíbas, da Prefeitura Municipal de Caraíbas porque não estava na carreata de desagravo da Prisão de Lourival Silveira Dias e nem foi bater palmas aos discursos deles. Professor é obrigado a aceitar essas coisas desconfortantes, mesmo os concursados, que foi o caso da demissão da Professora Suleny Nunes Ribeiro e do Professor Ademilton Silva Santos.

REPITO - DEMITIRAM O PROFESSOR DAMIÃO SEM QUALQUER JUSTO MOTIVO!

Eu recebi um e-mail de alguém que ficou indignado com a postura dos Professores do Ensino Fundamental de Caraíbas – é o seguinte texto:

From: jaer.1313@hotmail.com
To:
jaer.1313@hotmail.com
Subject:
Date: Mon, 3 Oct 2011 20:28:04 +0000




QUE TAL COLOCRA NO BLOG





INDIGNAÇÃO
POPULAÇÃO X PROFESSORES

SABEMOS QUE O FUTURO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CIDADE DEPENDEM DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, POR ISSO, DIANTE DOS FATOS RELATADOS PELO EX-PREFEITO (LOURINHO), OS PROFESSORES DO NOSSO MUNICIPIO ESTÃO COMPROMETIDOS COM A "SUPOSTA" CORRUPÇÃO, POIS, SEGUNDO ELE, NO SEU DEPOIMENTO NA RÁDIO DO HERZEN GUSMÃO, OS PROFESSORES SÃO TESTEMUNHAS DE TODOS OS COLÉGIOS CONSTRUÍDOS NO MUNICPIO (ALVO DE "SUPOSTA" CORRUPÇÃO). PELO QUE SEI E O QUE DIZ A LEI, QUEM ACOMPANHA OBRAS SÃO ENGENHEIROS E O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E OS VEREADORES ACOMPANHAM SE TEM SUPERFATURAMENTO, MAS, COMO CARAIBAS É UM CASO A PARTE DEIXA AQUI MINHAS LAMENTAÇÕES.
DEPOIS DA CARREATA QUE TEVE COM O RETORNO DO EX-PRESIDIÁRIO, A POPULAÇÃO DE CARAIBAS ESTÁ ESTARRECIDA, INDIGNADA, DECEPCIONADA E VERGONHOSA COM OS PARTICIPANTES DA CARREATA, MAS O FOCO PRINCIPAL FOI A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES QUE DEVERIAM DÁ EXEMPLO, MAS, QUE EXEMPLO!!!!!!!
PROFESSORES DE CARAIBAS, SE REÚNA, PAREM, DISCUTA E FAÇA UMA REFLEXÃO! PRECISA DE AJUDA? FORME UM SINDICATO.
HOJE EXISTE UM QUESTIONAMENTO NA CABEÇA DE CADA CARAIBENSE!
COMO PODE FESTEJAR A LIBERDADE DE UM EX-GESTOR QUE DESVIOU O NOSSO DINHEIRO DURANTE 14 ANOS?E O MAIS GRAVE AINDA- NÃO TEVE PENA NEM DE SEUS PRÓPRIOS FILHOS, QUE ESTÃO TENTANDO SE EXPLICAR NO PROCESSO DA POLICIA FEDERAL.
ACORDE PROFESSORES! VOCÊS SÃO FORMADORES DE OPINIÕES
AJUDE SALVAR CARAIBAS!!!!!!!

EVIDENTEMENTE NÃO DEVEMOS CONDENAR OS PROFESSORES PORQUE FORAM OBRIGADOS, SE NÃO TERIAM O MESMO DESTINO DO PROFESSOR DAMIÃO. E, A QUESTÃO DE SINDICATO É RELATIVA PORQUE NÃO RESPEITAM CONCURSADOS, NÃO VÃO RESPEITAR SINDICATO.

No entanto, demitir um é fácil, mas todos fica impossível, dessa forma eu concordo com a Autora ou Autor da mensagem de que unidos os Professores não deveriam aceitar estas imposições descabidas à classe. AINDA QUE NÃO SEJAM TODOS PROFESSORES DEVIDAMENTE LICENCIADOS!

VEJAM O DEPOIMENTO DO PROFESSOR DAMIÃO:

deDamião Silva Gato damiao_uneb@yahoo.com.br
responder aDamião Silva Gato
para"mattos.franciscocarlos@gmail.com"
data10 de outubro de 2011 13:17
assuntoIndignação!
assinado poryahoo.com.br
Importante principalmente por causa das pessoas na conversa.
ocultar detalhes 13:17 (3 horas atrás)

Professores, ACORDEM... Somos espólios em Caraíbas!
Na última sexta-feira (07/10), simplesmente fui demitido do Centro Educacional de Caraíbas (CEC), instituição de ensino onde ministrava minhas aulas de geografia para alunos do Ensino Fundamental II.
O fato de ter sido demitido, nem por isso me agravou, isso porque, diferentemente de muitos professores em nosso município, tenho formação adequada e suficiente, bem como conhecimento e capacidade para conseguir desenvolver meu trabalho em outras unidades de ensino. O que ocorre e intriga é o motivo apresentado para que enfim me afastassem do cargo: "Não visto a camisa", e vestir a camisa, entendam, é se tornar passivos diante de tantas falcatruas cometidas por esse grupo politico mesquinho e comprovadamente corrupto, não é mesmo seu Lourival?
Mais intrigante ainda é ver colegas meus de trabalho, que se dizem professores, e a isso faria uma ressalva de raríssimas exceções, apoiarem as iniciativas absurdas de marcação, perseguição política e mais a farra com o dinheiro público, de um município que é nada menos que um dos mais pobres do estado da Bahia. É meus amigos, o povo de Caraíbas sofre e não é pouco com tanto descaso e má gestão. A alguns destinam sub-empregos de meio salário mínimo, a outros compram com qualquer quinquilaria, e a outros se quer autorizam um carro pipa em tempos de estiagem, é isso mesmo, conseguem privar a população carente até mesmo de água, elemento indubitável para a vida de um indivíduo. E aínda existem PROFESSORES que aplaudem certas pessoas, gaguetando os demais que não concordam com esse jeito facista de administrar um município e ainda encontram coragem de falar de progresso e desenvolvimento.
Quanto a mim, aqueles que quiseram me "entregar", choveram no molhado, haja vista que nunca e em nenhum momento deixei oculto minha indignação a tanta corrupção, e não seriam um mísero salário (é o que pagam aos professors por aqui) que me faria mudar minha ideologia, não tem dinheiro que pague nem isso nem o conhecimento, esse é o único e irrefutável bem que podemos ter. Não deixo dúvida que minha ideologia política se faz imcompatível a essa situação de desagravo e injustiça à população de Caraíbas, município que tanto amo e que tanto luto, pois tenho esperança que um dia brilhará em nosso horizonte a liberdade, a igualdade e a justiça!!!
Damião Silva Gato
Professor pós graduado em Análise do Espaço Geográfico - UESB

Damião Silva Gato

Pós-graduando em Análise do Espaço Geografico-UESB

Um comentário:

  1. OLÁ CHICO ! NOTICIA FRESQUINHA PARA VOCE ADICIONAR AI NO SEU BLOG!!

    HOJE 13 / 10 / 2011 A PREFEITA DE CARAÍBAS NORMA SUELY DIAS COELHO OBRIGOU TODOS OS PROFESSORES ASSINAREM UMA LISTA DIZENDO QUE NO 7 DE SETEMBRO DE 2010 TODOS OS PROFESSORES ESTAVAM JUNTO COM LOURINHO E COM O DEPUTADO ESTADUAL NELSON LEAL E QUE NINGUEM PRESENCIOU EM MOMENTO ALGUM LOURINHO AGREDINDO OU AMEACANDO VOCE. ESTÁ COLHENDO ASSINATURAS E CPF DE TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA.

    COMO VOCE JA CONHECE COMO A PREFEITA NORMA SUELY ELA E O SEU MARIDO LOURIVAL SILVEIRA AGE NÉ QUEM NÃO ASSINAR É DEMITIDO.

    ESTAMOS FIRME COM VOCE !!!

    ResponderExcluir

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado