sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ATÉ QUANDO CARAÍBAS, VOCÊS AGUENTARÃO ESSA VERGONHA? ESSE VÍDEO É MUITO VERGONHOSO E PICARETA NÃO TEM NADA HAVER COM O POVO

No dia 24 de Setembro de 2011, Caraíbas - BA, passou a integrar o TOP do ridículo e dá falta de sensatez do Sudoeste Baiano, quando os dependentes funcionais do Poder Executivo, curiosos e platéia patrocinada, resolveram em barulho fazer parte de uma planejada encenação para resgatar o impossível. Tudo foi feito para esse vídeo que Caraíbas levará para sempre da Vergonha que passou - VEJAM:
O filme não fala do caso do Professor Damião que foi demitido por não ter ido nesse nojo descabido de comemoração. Por que não fala da demissão de Damião em plena Semana dos Professores? O Filme acima é uma fraude a moral e aos bons costumes. Virou piada na região! Que vergonha! Tanto é vergonha que não aceitam comentários do filme no You Tube!

Depois deste fato Caraíbas virou foco do tudo pode! Uma cidade tranquila e de povo pacífico foi surpreendida com dois fatos policiais:
  • Ocorreu um assalto a Casa Lotérica há algumas semanas;
  • Ontem, dia 27 de outubro de 2011, ocorreu um assalto com reféns, inclusive o Professor Humberto foi uma das vítimas.

Em Caraíbas não acontecia nada de roubos a mão armada e em menos de um mês ocorreu dois que assustou a população, e principalmente os comerciantes.

Em Caraíbas circula pouquíssimo dinheiro, tanto que a Casa Lotérica quase sempre está sem dinheiro para pagar os aposentados, pensionistas e bolsa família. Os comerciantes estão assustados, circula pouco dinheiro e o pouco ainda aparece bandidos para saquear.


Uma cidade onde está na internet que o POVO aplaude uma pessoa que responde há vários processos federais, sendo que já foi julgado e condenado em outros, que os processos veiculam suspeitas de corrupção graves, que inclusive os bens de Lourival Silveira Dias e de Norma Suely Dias Coelho estão indisponíveis pela Justiça Federal, está no ridículo. Norma Suely Dias Coelho só está recebendo salário de Prefeita por uma liminar, porque nem isso ela estaria recebendo.


Agora, analisando o vídeo, se vocês observarem os outros vídeos que estão juntos, quando acessarem o link do You Tube, verão que os vídeos foram editadas a dar ideia de muita gente, porque nos outros vídeos de câmeras que filmavam o mesmo evento, poderão ver o flagrante de que não havia tanta gente assim não, talvez pouco mais de uma centena ao redor de Lourival. E, mesmo assim tem muita gente que foi lá de curioso. Aliás é inacreditável tal festa, além de ridícula e vergonhosa para o POVO DE CARAÍBAS.


Deram ideia de 3000, onde havia talvez uns 300, os fogos, o monte de carro com combustível patrocinado é um barulho muito grande.


Em filmagens, essa armação fica muito mais fácil, faz magro ficar gordão, e esse vídeo chega colocarem as flores da primavera. Dá ideia de coisa afeminada até, ruim para o Perfil do Protagonista. Aliás, no computador e internet se faz o diabo, coloca-se cores onde não tem, faz homem sério virar traveco sem ser. Usaram uma péssima técnica e ficou esquisito ao protagonista.


Aqui podem comentar e verificar os Processos no Link ao lado direito do Blog.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESSA CALOU OS AMERICANOS - A AMAZÔNIA DEVE SER INTERNACIONALIZADA?


ESSA CALOU OS AMERICANOS.!!!
SHOW DO MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos!

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado
sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia
para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou
diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço."

"Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser
internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

"Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário
ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de
um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

"Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York,
como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

"Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas
mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.

"Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo.
Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia
seja nossa. Só nossa!

ESTA MATÉRIA NÃO FOI PUBLICADA, POR RAZÕES ÓBVIAS. AJUDE A
DIVULGÁ-LA, SE POSSÍVEL FAÇA TRADUÇÃO PARA OUTRAS LÍNGUAS QUE DOMINAR.

domingo, 23 de outubro de 2011

CONFIGURAÇÃO POLÍTICA DE CARAÍBAS - OUTUBRO DE 2011!

Em Caraíbas ocorreu uma movimentação partidária nesses últimos dias. Estão ativos: PT, DEM, PMDB, PC do B, PV, PDT, PTB, PSB, PT do B, PSC, PTC, PSL, PSD, PP, PR, PPS, PTN, PMN e PRB.

O PT teve a filiação de pessoas importantes e ativas, tais como Ladeia lá de Vila Mariana, Maria Cleide, Presidente do STR de Caraíbas, Mana, esposa de Luizinho, Silvana, esposa do Vereador Doura. Filiou-se ao PT ainda, Vanjuvaldo e Zildo lá de Vila Mariana, o casal Gilenes e José Aparecido, Dega lá do Ariri, Sr. Valdemar e o Mecânico Ceará. Ampliou seu quadro de filiados de forma qualitativa e significativa. Importante salientar que parte desses filiados não estavam na política e resolveram entrar via do PT, alguns já eram simpatizantes e resolveram fortalecer o idealismo.

O Vice Prefeito Luiz Carlos de Souza Patez foi para o PDT a convite de Marcelo Nilo. Sua esposa Emanuela Amaral Dutra está no PT.

O Vereador Dourivaldo Joaquim dos Santos, reivindicou a direção do DEM em detrimento da infidelidade e má conduta do Presidente anterior, assumiu a executiva do Democratas. Sua esposa Silvana está filiada no PT.

Migraram do PC do B, Aurindinho Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Caraíbas, para o PMDB e o Sr. Edésio para o PDT. O PC do B conta com o Vereador Vicente Viana, Dona Luzia e Antônio Messias.

Assumiu a direção do PMDB, Sr. Ronaldo Santos Soares, Agente de Saúde, juntamente com o Sr. Aurino Alves de Sousa.

Estão no PTB, Dr. Edmundo Ribeiro e Sérgio Ribeiro, filhos da Professora Suleny Nunes Ribeiro.

Antônio Amâncio fundou e assumiu a direção do PV em Caraíbas e recebeu Januário Abade de Oliveira como membro especial via do apadrinhamento do ilustre Cantor Edgar Mão Branca – Ex-Deputado Federal.

Migraram para o PSD, a Prefeita Norma S. D. C., Lourival S. D., Jones C. D., entre outros. Lourival S. D. Jr. ficou no PTB, que está sob nova executiva ligada à oposição. Juliana C. D. está no PTC. O Vereador Edson dos Santos Lenares foi para o PP, deixando o DEM.

Alinhados ao grupo de oposição estão os seguintes partidos políticos: PT, PDT, PC do B, PSB, PV, PT do B, PTB, PMDB e curiosamente o DEM. Coisas da política – vai entender?



Alinhados a situação estão os seguintes partidos políticos: PSD, PP, PR, PTC, PSC, PSL e PPS.



O PSDB, o PSOL e o PSTU, que são partidos atuantes no cenário nacional, não possuem ativistas em Caraíbas.



Ainda existem três partidos políticos, que estão ativos, mas que não possuem filiados e por assim ser, ainda não está definido a quem estão alinhados: PTN, PMN e PRB. São partidos vazios. Não constatamos se Daniela C. D. esteja filiada em algum partido político, mas pode estar em alguma executiva destes três partidos ou de outros.



Dezenove partidos ativos, em Caraíbas, rumo ao pleito de 2012. Cassação por infidelidade partidária só se o DEM buscar a vaga de Edson dos Santos Lenares ou dos que migraram para o PSD, mas até o presente momento inexiste qualquer iniciativa nesse sentido.



Na realidade, o que ocorre é um zoneamento de grupos. O PT é o único partido atuante em Caraíbas fiel à sua ideologia, ou seja, seus filiados estão no PT por Ideologia e não por zoneamento de grupos. O PMDB aproxima desse contexto ideológico, mas falta-lhe liderança de coesão do grupo e suporte político estadual que assegure. Tudo indica que isso ocorrerá de agora em diante, mas faltou coesão no passado a nível estadual com a política local.



Lourival e Norma não cumprem com a fidelidade partidária, iniciaram no PTB, foram para o PFL, que virou DEM e agora estão no PSD. Estão sempre em partidos passíveis de manobras com o poder estadual. Partido Político e Ideologia política, são coisas secundárias, querem estar no poder e MANDANDO. Se sentiram em casa no PFL, mas a política do PFL que virou DEM ruiu frente ao socialismo Petista – Foi quando a casa começou a cair!

sábado, 22 de outubro de 2011

A DIFERENÇA DE PODER E PROJETO - PODER REINANTE x PROJETO LIBERTADOR

É muito difícil, quem está acostumado a mandar, entender o que está acontecendo. Querem achar um culpado a qualquer custo e detonar o culpado.

Se faz de vítima em total falta de vergonha e de caráter, mas quer ainda se valer do mando para impingir o medo.

Perante às Autoridades chegam a tratar o assunto como guerra de Classes Sociais, ou seja de Ricos contra Pobres.

Para outros dizem que isso não passa de politicagem, uma hora está aqui e depois está ali. Falam que é coisa sem compromisso.

Nada disso - A Verdade Trata-se de Projeto Libertador!

Dezoito dias e dezessete noites são suficientes para o POVO ver que é tão normal quanto qualquer um perante a Lei e a Justiça – Ninguém tem de temê-lo mais!

Na realidade a culpa de tudo isso é de quem cometeu erros! O culpado é quem cometeu erros! O Culpado é quem usou da Boa Fé do povo simples da caatinga!

Culpado é quem se corrompeu e/ou que foi corrompido. Quem desviou. Quem apropriou-se do que é do povo. Quem usou e abusou do poder. Quem usou financeiramente do poder.

O Projeto Libertador não tem um único responsável. Trata-se de um Projeto sem idolatria à liderança.

Cada um que chega faz um pouco do todo. São muitos e continua chegando mais e mais.

E, o Todo, Obra de todos segue em frente sobre o solo fértil da Verdade e da Justiça – Simples assim!

Ainda que um caia, o Projeto Libertador continuará porque está nas mãos de muitos.

 
O cerne principal do Projeto Libertador está lá, robusto e caminhando como um Trator de Esteira que com sua lamina vai devastando, só que nesse caso o devaste é sobre a mentira, sobre a corrupção, sobre a truculência.



É um trator pesado, porque as provas são muitas e robustas. Não há mais volta.



O Trator está vindo e já foi balizado onde vai passar, não tem como remediar. Alguns “insanos” ainda se aventuram a estar junto e parecem querer serem devastados juntamente.

O Trator é a JUSTIÇA - E vem vindo, devagar sim, mas vem vindo. O Devagar é até pior, vem pisando forte, firme e em som aterrorizador.

Assim como o pisar do Trator estremece  a terra, o Rigor de prestar constas à justiça faz estremecer o chão de quem está errado e não tem mais como corrigir o passado.


Não tem oração ou magia capaz de evitar que alguém pague pelos seus erros, ainda mais quando são graves. Uma pessoa mata covardemente e depois ajoelha e pede perdão dizendo que não vai fazer mais e pronto - não existe isso!

Só Loucos e desavisados ficam com eles no caminho desse trator. E, tem muito cegos dispostos a serem devastados juntamente e até pessoas que pelo cargo não são nada cegos!



Não adianta o choro e gritos histéricos do arrependimento hipócrita no som amplificado pelas ruas que se tem visto nesses dias.

sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR - POR DAMIÃO SILVA GATO

 A seguir segue mensagem postada por Damião Silva Gato em seu Face:
Uma situação típica de Caraíbas...

15 DE OUTUBRO: PROFESSOR CUIDADO SE VOCÊ NÃO “VESTIR A CAMISA”

Como se sabe no dia 15 de Outubro comemora-se o dia daquele que deveria ser sem dúvida alguma considerado um dos mais importantes profissionais, o PROFESSOR. Não é necessário muito esforço para percebermos o quanto esse profissional se faz imprescindível no processo de desenvolvimento sócio-cultural de toda e qualquer sociedade, ainda que vivamos num contexto de extrema desvalorização e alijamento de seus direitos, péssimos salários e parcas condições de trabalho.
Acontece que em determinadas situações essa realidade se torna ainda mais alarmante, uma vez que é grande o grau de subserviência e espoliação em que os professores são submetidos, sem se quer ter o direito sagrado da liberdade de expressão. Lamentavelmente essa é uma situação corriqueira no município de Caraíbas na região Sudoeste da Bahia. Lugar onde a educação não é tratada com seriedade, a começar pelos desmandos da senhora prefeita municipal que sem nenhum critério no sentido de preparação adequada, competência ou algo similar, contrata “professores”, sem a mínima preocupação com a qualidade do ensino a ser prestado as nossas crianças e adolescentes, tudo isso com o aval amedrontado da Secretaria de Educação do Município.
Por outro lado, demite-se sem a mínima justificativa cabível. Na verdade, existe justificativa sim, é bem provável que se o professor atuar com verdadeiro compromisso com o processo de ensino e aprendizagem, contextualizando a sua prática educativa com a realidade vivida, no sentido de formar verdadeiros cidadãos conscientes, esse corre sérios riscos de ser repentinamente desprovido de seu emprego, por não se enquadrar nos perfis pretendidos pela administração municipal.
Na verdade não se é medido os níveis de competência para o trabalho e sim o grau e a capacidade de tornar-se submisso a todo tipo de desmando e falcatrua de um grupo mesquinho de mandatários e exploradores.
O jargão por eles mesmo utilizado é o de que, é necessário “vestir a camisa”, e vestir a camisa para eles é estar nessa imensa panela sem se manifestar, entendam, uma camisa manchada das falcatruas comprovadamente detectadas, da exploração econômica e social, da perseguição, e outros desagravos. Vestir a camisa é enfim entrar as cegas amordaçadamente para apenas aplaudir as macabras manobras que resultam em mais sofrimento de um povo que não bastasse viverem num dos municípios mais pobres do estado, ainda tem que conviver com altíssimos níveis de corrupção e desvio de recursos públicos, e, pasmem, ainda existem “professores” aplaudindo tudo isso. “Professores” esses que se quer com o Ensino Médio gabam-se, ou em outros casos fabricados em EAD’s, descomprometidas e despolitizadas, são esses os bons para a administração municipal.
Enfim não sei se existem motivos para se comemorar essa data tão importante, uma vez que os professores em Caraíbas, mais do que em qualquer outro lugar do universo são espoliados. Um sistema marcado pelo nepotismo, e atitudes coercitivas, faz muitos professores terem que atuar como massa de manobra sem se quer poder manifestar-se, afinal muitos dos quais tem que garantir o pão de cada dia, humilhante não? E ainda fazem Romaria...

Apesar de tudo Feliz dia do Professor!!!

Caraíbas-BA, 14 de Outubro de 2011

Damião Silva Gato - Pós graduado em Análise do Espaço Geográfico - UESB

A INTERNET É A INVENÇÃO QUE SUPEROU A INVENÇÃO DO AVIÃO! TODOS POSSUEM ACESSO A INFORMAÇÕES DIVERSAS, INCLUSIVE AS JURÍDICAS.

O Computador e a internet são inventos que a meu ver e do Professor Flávio Meira superou a invenção do avião, pois é comunicação imediata. A Tecnologia digital permite bancos de dados poderosos que tramitam pela internet.

Em 2007 eu comentava com um político tradicional de Caraíbas argumentando de que ele não poderia se candidatar e ele ficou possesso comigo. E esse político me perguntou se eu era algum juiz para fazer tal afirmativa, mas eu respondi que apesar de não ser juiz eu era e sou uma pessoa instruída e que tenho como saber via da internet.

A internet possui esses recursos. De minha casa, a qualquer hora eu posso acessar páginas que possuem informações várias. São recursos e informações disponibilizadas de forma democrática, porque não é necessário diploma para ter essas informações. Só é necessário que a pessoa saiba operar o computador e saber como buscar as informações.
Tudo tem como acessar de forma rápida via de atalhos que denominam-se de links. Para acompanhar os Processos Federais que envolvem Lourival Silveira Dias e a Prefeita Norma Suely Dias Coelho basta acessarem os link's abaixo:


ou


Então, não é nenhuma mágica, apenas saber correr atrás e os link's acima servem para facilitar essas buscas ao invés de entenderem que Lourival e Norma conseguiram superar. Muito pelo contrário, os fatos mostram que a situação deles está é muito complicada.

Perderam credibilidade e estão investindo em manter a credibilidade com o Povo de Caraíbas, pois muitos cidadãos além do voto podem servir de testemunha e eles querem manter o poder de pressão em cima do povo, continuar metendo medo, porque são muito incompetentes na administração.

Gostam de culpar a mim e a Jeso Chaves por tudo que está acontecendo - Ora, se fossem corretos nada disso estaria acontecendo. E, a coisa ficou muito pior porque diante da fiscalização da CGU, a equipe da Prefeita Norma é que piorou muito mais a coisa - Ninguém sabe de nada, existe mais de um documento quando deveria ter apenas um, com pessoas diferentes, ou seja, é a mais pura bagunça. Lourival Silveira Dias fica doido com uma pasta preta, andando de lá para cá, sem rumo. E, curiosamente chega a casa de algumas pessoas com a tal pasta preta, antes da fiscalização. E, Lourival tem despachado no Gabinete da Prefeita, como se Prefeito fosse. Vocês concordam?

Povo de Caraíbas, Vocês concordam com isso? Concordam que um cara com essa ruma de Processos Federais de Prestação de Contas continue mandando até no Gabinete?

Basta entrarem na internet nos link's acima para verem como andam as coisas. E, é bom que vejam e estudem para não cair em alguma situação para livrar a cara de pessoas que estão descaradamente usando a boa fé dos cidadãos de Caraíbas. Muita gente se complicou confiando neles - Abram os olhos!


Eles estão se fazendo de coitadinhos, mas é tudo fetiche para busca de popularidade. Tudo para, tentar reverter a queda porque eles dependem dos cofres públicos e para isso precisam de popularidade. Precisam que as pessoas continuem acreditando que eles são poderosos. Precisam que as pessoas continuem se arriscando por eles ao testemunharem nos Processos. Muita gente já se complicou mesmo, basta verem nos link's acima.



O Cara é artista, consegue enganar mesmo, consegue que a pessoa além de se envolver ainda lhe vende o que tem de forma barata como se fosse um bom negócio.  A pessoa vende barato terras achando que está aproveitando dele, mas na verdade é justamente o contrário. E, de quebra a pessoa ainda se enrola como parte do negócio.

domingo, 9 de outubro de 2011

PROFESSOR - SER OU NÃO SER? DEMITIRAM O PROFESSOR DAMIÃO PORQUE NÃO FOI NA CARREATA - VEJAM O DEPOIMENTO DE DAMIÃO


A questão da educação no Brasil é realmente muito séria, porque a Educação está sendo conduzida de forma filantrópica e não como Direito do Cidadão, e tão pouco com o Profissionalismo Necessário. Sim, escolas existem a todos, mas e os Recursos Humanos qualificados, necessários e os Recursos financeiros e materiais?! Amigo da Escola é filantropia burguesa.

Não possuo Licenciatura, mas quis o destino e o desemprego que, quebrando o galho, eu da educação brasileira e a educação brasileira o meu com sua parca remuneração já estou dando aula há 11 anos. Estou na realidade em um duradouro Projeto Rondon.

Em julho de 2000, minha companheira grávida de meu filho, estava eu tentando colocar meu carro na campanha política de um Vereador de Vitória da Conquista, quando deparei com a Secretária da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista me perguntando seu eu tinha curso superior porque tinha vaga de Professor em Caetanos.

Para encurtar história, depois de uma viagem nada confortável de 4 horas em um péssimo, até hoje péssimo, trajeto de aproximadamente 87 quilômetros estava eu em Caetanos para ver a possibilidade da vaga de Professor. O Diretor da Colégio João Lopes apenas viu que eu tinha realmente e comprovadamente curso superior em Administração de Empresas, sem mais conversa, me levou diante de uma turma de 40 alunos e disse: “Esse é o Professor de Química!” E, me deixou lá, diante daqueles adolescentes que hoje já se formaram: Alguns Professores, Alguns Atores, Alguns estão na Política, Alguns estão no comércio e muitos não sei, mas seguiram algum caminho melhor do que teriam se não tivessem passado em Sala de Aula.

Não tinha tido uma só aula de pedagogia, apenas curso para treinamento empresarial voltado a implantação do TQC, que fiz dentro da Nacional de Grafite Ltda. Fora anos a fio no banco das escolas particulares de Juiz de Fora – MG. O Primeiro dia foi de apresentação, contei da minha experiência profissional onde citei com detalhes o Processo Químico do processamento industrial de grafite. Afinal passei uns quinze anos de minha vida dentro da mineração de grafite no Vale do Jequitinhonha e Sul da Bahia.

Sem qualquer experiência eu assumi 48 horas em sala de aula, todas as turmas de ciências de 5ª a 8ª séries regulares do ensino fundamental, algumas turmas de matemática, química, biologia, desenho, diversificadas do ensino médio e ainda tinha duas horas de Atividades Curriculares – Não tenho vergonha de dizer essa verdade porque eu não era o único caso. E, até hoje, claro já experiente em 11 anos, ainda há espaço para mim, e pelo valor salarial, tão cedo não resolverão o problema – SALÁRIO BAIXO!

O que sei e domino em Pedagogia hoje está em estudos autodidata e pelos cursos de PEI 1 e 2 que fiz em 2003 e 2004, via Secretaria de Educação do Estado da Bahia, onde foca a Construção Mediada do Conhecimento da Teoria de Reuven Feuerstein. Estes conhecimentos possibilitou-me a sair de forma regular no Concurso REDA que fiz para estar hoje dando aula no Ensino Público pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Em Caetanos, na Gestão de Vavá o salário era pago via uma enorme fila, quem estava do meio para trás, ficavam sem receber. Quando se avisava que haveria pagamento, saia-se correndo da sala de aula. E, para receber parecia que era fila da esmola, devido ao tamanho da desconsideração para com o trabalho do Professor. Lá este fato só veio a ser solucionado na Gestão de Antônio Silvino que passou a pagar corretamente e via depósito bancário.

Aqui em Caraíbas pagava-se em dia, mas da mesma forma, em espécie e via folha de pagamento e só mudou depois da fiscalização da CGU.

BOPE: R$ 2.260,00 Para arriscar a vida;
Bombeiros: R$ 960,00 Para salvar vidas;
Professores: R$ 728,00 para preparar para a vida;

Auxílio Reclusão: R$ 862,60;
Médicos: R$ 1.260,00 para manter a vida;
E um deputado federal? Ganha R$ 26.700,00 Lamentável, porque com esse salário, o deputado está pouco preocupado com o salário do Professor!



O Piso Salarial de Professor dado por Lula deveria ser patente nacional, ou seja, direto do Fundeb ao bolso do Professor independentemente de estado ou município. Isto para começar.

Como diz Professor Licenciado em Física – Alyson James – a sala de aula é uma universidade. E, é mesmo! Pretendo fazer licenciatura em Química e estou esperando uma oportunidade em uma inscrição que fiz na Plataforma Freire.

A QUESTÃO SALARIAL DO PROFESSOR e a falta de espaço para crescer e melhorar o ensino que produz tem deixado a Profissão à mercê da politicagem.

Todo politico diz que luta pela educação, mas concretamente o único salário que ele se preocupa é com o do próprio bolso.

O SALÁRIO DE PROFESSOR ESTÁ MENOR QUE AUXÍLIO RECLUSÃO – E, POR FALAR NISSO!

CARAÍBAS O PROFESSOR É OBRIGADO A FAZER COISAS QUE ETICAMENTE NÃO SE SENTE BEM EM ESTAR FAZENDO – 
SE NÃO FIZER É DEMITIDO!

Em Caraíbas o Professor é obrigado a fazer coisas que eticamente não se sente bem em estar fazendo e se não fizer vai para a rua.

O Professor Damião da Silva Gato, foi demitido nessa sexta feira do quadro de funcionários do Centro Educacional de Caraíbas, da Prefeitura Municipal de Caraíbas porque não estava na carreata de desagravo da Prisão de Lourival Silveira Dias e nem foi bater palmas aos discursos deles. Professor é obrigado a aceitar essas coisas desconfortantes, mesmo os concursados, que foi o caso da demissão da Professora Suleny Nunes Ribeiro e do Professor Ademilton Silva Santos.

REPITO - DEMITIRAM O PROFESSOR DAMIÃO SEM QUALQUER JUSTO MOTIVO!

Eu recebi um e-mail de alguém que ficou indignado com a postura dos Professores do Ensino Fundamental de Caraíbas – é o seguinte texto:

From: jaer.1313@hotmail.com
To:
jaer.1313@hotmail.com
Subject:
Date: Mon, 3 Oct 2011 20:28:04 +0000




QUE TAL COLOCRA NO BLOG





INDIGNAÇÃO
POPULAÇÃO X PROFESSORES

SABEMOS QUE O FUTURO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CIDADE DEPENDEM DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, POR ISSO, DIANTE DOS FATOS RELATADOS PELO EX-PREFEITO (LOURINHO), OS PROFESSORES DO NOSSO MUNICIPIO ESTÃO COMPROMETIDOS COM A "SUPOSTA" CORRUPÇÃO, POIS, SEGUNDO ELE, NO SEU DEPOIMENTO NA RÁDIO DO HERZEN GUSMÃO, OS PROFESSORES SÃO TESTEMUNHAS DE TODOS OS COLÉGIOS CONSTRUÍDOS NO MUNICPIO (ALVO DE "SUPOSTA" CORRUPÇÃO). PELO QUE SEI E O QUE DIZ A LEI, QUEM ACOMPANHA OBRAS SÃO ENGENHEIROS E O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E OS VEREADORES ACOMPANHAM SE TEM SUPERFATURAMENTO, MAS, COMO CARAIBAS É UM CASO A PARTE DEIXA AQUI MINHAS LAMENTAÇÕES.
DEPOIS DA CARREATA QUE TEVE COM O RETORNO DO EX-PRESIDIÁRIO, A POPULAÇÃO DE CARAIBAS ESTÁ ESTARRECIDA, INDIGNADA, DECEPCIONADA E VERGONHOSA COM OS PARTICIPANTES DA CARREATA, MAS O FOCO PRINCIPAL FOI A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES QUE DEVERIAM DÁ EXEMPLO, MAS, QUE EXEMPLO!!!!!!!
PROFESSORES DE CARAIBAS, SE REÚNA, PAREM, DISCUTA E FAÇA UMA REFLEXÃO! PRECISA DE AJUDA? FORME UM SINDICATO.
HOJE EXISTE UM QUESTIONAMENTO NA CABEÇA DE CADA CARAIBENSE!
COMO PODE FESTEJAR A LIBERDADE DE UM EX-GESTOR QUE DESVIOU O NOSSO DINHEIRO DURANTE 14 ANOS?E O MAIS GRAVE AINDA- NÃO TEVE PENA NEM DE SEUS PRÓPRIOS FILHOS, QUE ESTÃO TENTANDO SE EXPLICAR NO PROCESSO DA POLICIA FEDERAL.
ACORDE PROFESSORES! VOCÊS SÃO FORMADORES DE OPINIÕES
AJUDE SALVAR CARAIBAS!!!!!!!

EVIDENTEMENTE NÃO DEVEMOS CONDENAR OS PROFESSORES PORQUE FORAM OBRIGADOS, SE NÃO TERIAM O MESMO DESTINO DO PROFESSOR DAMIÃO. E, A QUESTÃO DE SINDICATO É RELATIVA PORQUE NÃO RESPEITAM CONCURSADOS, NÃO VÃO RESPEITAR SINDICATO.

No entanto, demitir um é fácil, mas todos fica impossível, dessa forma eu concordo com a Autora ou Autor da mensagem de que unidos os Professores não deveriam aceitar estas imposições descabidas à classe. AINDA QUE NÃO SEJAM TODOS PROFESSORES DEVIDAMENTE LICENCIADOS!

VEJAM O DEPOIMENTO DO PROFESSOR DAMIÃO:

deDamião Silva Gato damiao_uneb@yahoo.com.br
responder aDamião Silva Gato
para"mattos.franciscocarlos@gmail.com"
data10 de outubro de 2011 13:17
assuntoIndignação!
assinado poryahoo.com.br
Importante principalmente por causa das pessoas na conversa.
ocultar detalhes 13:17 (3 horas atrás)

Professores, ACORDEM... Somos espólios em Caraíbas!
Na última sexta-feira (07/10), simplesmente fui demitido do Centro Educacional de Caraíbas (CEC), instituição de ensino onde ministrava minhas aulas de geografia para alunos do Ensino Fundamental II.
O fato de ter sido demitido, nem por isso me agravou, isso porque, diferentemente de muitos professores em nosso município, tenho formação adequada e suficiente, bem como conhecimento e capacidade para conseguir desenvolver meu trabalho em outras unidades de ensino. O que ocorre e intriga é o motivo apresentado para que enfim me afastassem do cargo: "Não visto a camisa", e vestir a camisa, entendam, é se tornar passivos diante de tantas falcatruas cometidas por esse grupo politico mesquinho e comprovadamente corrupto, não é mesmo seu Lourival?
Mais intrigante ainda é ver colegas meus de trabalho, que se dizem professores, e a isso faria uma ressalva de raríssimas exceções, apoiarem as iniciativas absurdas de marcação, perseguição política e mais a farra com o dinheiro público, de um município que é nada menos que um dos mais pobres do estado da Bahia. É meus amigos, o povo de Caraíbas sofre e não é pouco com tanto descaso e má gestão. A alguns destinam sub-empregos de meio salário mínimo, a outros compram com qualquer quinquilaria, e a outros se quer autorizam um carro pipa em tempos de estiagem, é isso mesmo, conseguem privar a população carente até mesmo de água, elemento indubitável para a vida de um indivíduo. E aínda existem PROFESSORES que aplaudem certas pessoas, gaguetando os demais que não concordam com esse jeito facista de administrar um município e ainda encontram coragem de falar de progresso e desenvolvimento.
Quanto a mim, aqueles que quiseram me "entregar", choveram no molhado, haja vista que nunca e em nenhum momento deixei oculto minha indignação a tanta corrupção, e não seriam um mísero salário (é o que pagam aos professors por aqui) que me faria mudar minha ideologia, não tem dinheiro que pague nem isso nem o conhecimento, esse é o único e irrefutável bem que podemos ter. Não deixo dúvida que minha ideologia política se faz imcompatível a essa situação de desagravo e injustiça à população de Caraíbas, município que tanto amo e que tanto luto, pois tenho esperança que um dia brilhará em nosso horizonte a liberdade, a igualdade e a justiça!!!
Damião Silva Gato
Professor pós graduado em Análise do Espaço Geográfico - UESB

Damião Silva Gato

Pós-graduando em Análise do Espaço Geografico-UESB

INDIGNAÇÃO PÚBLICA – CADÊ O AGENTE DE SAÚDE DA COMUNIDADE DO CAPIM – SE EXISTE NÃO É PRESENTE NAQUELA REGIÃO – AFIRMOU O CIDADÃO JUVENAL

Como diz o ditado: “é conversando que se descobrem as coisas”. Foi o que constatamos na reunião da previdência no STR de Caraíbas no último dia 5 de outubro.

Uma das referências de constatação do trabalho rural é o dia-a-dia do próprio trabalho rural onde a figura do Agente de Saúde é importantíssima para comprovar. Sabendo disso na reunião o Sr. Juvenal deu seu pulo: “Mas como se na minha região não tem Agente de Saúde?”

Agente de Saúde é uma pessoa muito importante na vida da comunidade e em Caraíbas todos são concursados e sindicalizados – Graças ao trabalho e a união dos mesmos onde ressaltamos a pessoa de Ronaldo Santos Soares.

O Governo Federal exigiu e a Prefeitura Municipal de Caraíbas teve de seguir as regras e cumprir todas as formalidades legais, por isso os Agentes de Saúde de Caraíbas são servidores públicos independentes que conquistaram a existência de um Sindicato Próprio. Embora em Caraíbas não se respeitem concursados.

STR DE CARAÍBAS PROMOVEU REUNIÃO SOBRE PREVIDÊNCIA SOCIAL NO ÚLTIMO DIA 05/10/2011

Falar sobre aposentadoria, sobre salário maternidade, tempo de contribuição, auxílio doença entre outros assuntos parece que não faltam entendidos de gogó oportunistas para aproveitar do cidadão desinformado. É muito comum todo mundo falar que entende, mas será que entende mesmo?

Não é bem assim! Algumas pessoas, acreditamos que até realmente entendem, mas é muito melhor ouvir a explicação dos responsáveis pelo serviço na região, especificamente da Gerência Executiva de Vitória da Conquista.

Com o objetivo de esclarecimento que o STR de Caraíbas propiciou a realização desta reunião com o objetivo de esclarecer mano a mano as dúvidas mais comuns.

 Tiveram o cuidado de espalhar avisos convidando, carros de som nas feiras livres, tudo para acessar o maior número de interessados possíveis.

A Programação era de ouvir o Gerente Executivo, Sr. Arlindo Alves Pereira Neto, mas devido ao mesmo estar tratando da Instalação de Agências do INSS no entorno de Vitória da Conquista, tal qual a que está sendo instalada no vizinho município de Anagé...

...quem veio Reunir em Caraíbas foi a Jovem Advogada, Dra. Monalisa Gonçalves Costa, Chefe da Seção de Reconhecimento Inicial de Direito, que está lotada na Gerência Executiva de Vitória da Conquista.

 
A Reunião transcorreu no padrão participativo, onde o povo pode participar de forma organizada inscrevendo previamente com perguntas e até exposições de fatos e motivos. A Dra. Monalisa atendeu a todas as perguntas e ainda atendeu vários cidadãos pessoalmente com muita urbanidade e cortesia cada pessoa que a procurou.


Quem foi a reunião foi muito bem tratado, porque alem da simpatia da Dra. Monalisa que é infinitamente mas Linda e Agradável do que a famosa tela de Miguelangelo, teve chá, cafezinho e uma deliciosa feijoada preparada pela Companheira Eliete Sodré.


Enfim, mais uma vez o STR de Caraíbas mostra seu potencial de solução popular como Utilidade Pública.

GRUTA DA MANGABEIRA - UM PASSEIO NEOLÍTICO!





No sábado dia 24 de fevereiro de 2011, estava eu junto da Comunidade da Lagoa Seca me preparando para no dia seguinte participar da Excursão à Gruta da Mangabeira em Ituaçu – BA. Especificamente a 2ª Romaria da Comunidade Lagoa Seca, que teve como slogam:

“Gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares não importantes.
Em lugares não importantes realizam coisas extraordinárias e que ficam no coração!”

É de um provérbio africano, segundo explica Adair da Conceição Ribeiro.

A Organização da viagem de baixo custo, foi cercada de momentos que fazem sentido a frase acima, pois na casa de minha Aluna da 2ª Série D do Ensino Médio Noturno, Dona Maria Nilza Pereira, participamos de uma rodada de Beiju.

 Chegamos a 5 da madrugada, mas até juntar o pessoal e fazer as últimas organizações para que ninguém seja esquecido, como diz Adair: " - Vamos Aguardar!" kkk
Por volta das 6 horas da manhã partimos nesses dois coletivos rumo a Gruta da Mangabeira, conhecida popularmente como Gruta do Sagrado Coração de Jesus.
Dentro dos coletivos muita cantoria de romeiros e quitutes sendo distribuídos. Muito bom mesmo.
Biscoitos, bolos, pastéis, muitas guloseimas e muita tadição cultural nas músicas de romaria.
A estrada estava longa, mas de longe avistamos uma montanha com o cume bem afinado. E a montanha foi se aproximando até passarmos dentro de Tanhaçu.
E passamos pela tal montanha e ela foi ficando para trás, mas logo depois chegamos a estrada de terra que dá atalho até o povoado da Gruta da Mangabeira.
Passou por nós um caminhão carregado de Cal recém extraído de alguma lavra, o que evidencia a presença de calcáreo na região. Comum em locais onde tem grutas.
No povoado da Gruta encontramos com outros grupos oriundos de Caraíbas, minhas alunas do ensino médio estavam lá desde sábado.
Encontrei lá com ex-Colegas de trabalho da Nacional de Grafite Ltda. de Pedra Azul - MG, que não via há mais de 13 anos. Encontrei ex-alunos de Caetanos e de Lindo Horizonte.
Na entrada da Gruta, fomos juntando o Grupo de Caraíbas que ficou de fácil identificação pela camisa que estávamos uniformizados.
O Cruzeiro tem uma simbologia nada haver com o sofrimento de Cristo. O eixo principal da cruz é vertical, simbolizando o vínculo celestial e o eixo horizontal o plano onde nos terrenos nos encontramos, ou seja, nos humanos, por admiração natural, consagramos o local como a manifestação do criador na natureza.
E, começamos a descer para dentro da gruta...
...e fomos descendo, e descendo, reparem nos arcos feitos com vergalhão formando o coração...
...e fomos descendo mais e mais...
...descendo mais...do alto observam-se vários altares...
...e chegamos bem diante de um dos altares católicos encravados nas ocas rochosas da Gruta, contrastando natureza com a religiosidade do Romeiro Nordestino, em uma arquitetura ímpar carregada de tradições culturais.
São vários altares dedicados aos santos católicos.
Voltando-se o olhar à boca da Gruta é possível observar o contraste com a claridade externa e os romeiros e visitantes que não param de entrar na Gruta.
O efeito de luz externa com a escuridão do interior da gruta tem um efeito extraordinário.
E, mais santuários com manifestações de fé ao consagrado.
Isso tudo fica na entrada da Gruta da Mngabeira.
A história da Gruta com a interferência humana inicia quando um vaqueira que estava tangendo o gado por cima da montanha da gruta foi surpreendido quando caiu nessa fenda aí e o susto foi tamanho que, devido a sua fé, gritou: "- Valei-me sagrado coração de Jesus!" E, como ele se salvou da queda, a gruta passou a ser conhecida religiosamente como Gruta do Sagrado Coração de Jesus.
Este é o marco principal da Gruta Sagrado Coração de Jesus, ou Gruta da Mangabeira. E, é a última inferência religiosa humana depois que se adentra à Gruta, daí em diante são tre quilômetros de Gruta ao natural. Formções rochosas escupidas geológicamente por ação físico química da água da chuva que se infiltra no solo e reage com os sais minerais calcáreos do solo.
Transportando sólidos a água vai formando no teto da gruta as Estalactites.
No teto formam estalactites de várias formas e tamanhos.
E, as gotas que caem das estalactites do teto trazem sólidos que vão construindo as estalagmites no chão da gruta - Espetacular.
Esta estalactite aí com uma plataforminha e uma estalagmite nessa plataforminha, diz o Guia, foi batizada de Santo Antônio, onde quem quiser casamento tem de ajoelhas por baixo e fazer o pedido a Santo Antônio e a Deus.
Surge aí na ponta de uma dessas estalactites uma forma que lembra o coração, mas nada haver com o nome religioso da gruta. Aliás eu andei a gruta toda imaginando que iria encontrar uma formação rochosa bem destacada que desse razão ao nome da gruta, mas o nome está associado ao ocorrido com o vaqueiro e não às formas geológicas - Aliás é ruim imaginar um coração de pedra para Jesus. O Coração de Jesus não seria duro e frio assim!
Essa formação, a estalactite jorra no solo em ondas como se fosse líquido.
Olhem detalhadamente essa formação, como será que isto foi produzido? Parecem respingos endurecidos.
Observem esta outra formação? Como será que isso foi produzido? Facinante!
E chegamos em uma parte emocionante em que a caverna vai afinilando. E, observa-se que a cor de nossas camisas se perdem na escuridão, evidenciando os textos nelas estampadas.
E, lá vamos nós os aventureiros neoliticos por tres quilometros, em plena manhã de domingo dia 25 de setembro de 2011, aniversário de meu irmão José Mário de Mattos. Meu irmão gosta de aventuras desse tipo.
Essa estalagmite aí lembra um moge em momento demeditação!
A Estalactite do teto encosta na estalagmite correspondente no solo da gruta, comprovando que a estalactite formam as estalagmites.
Observem estas formações rochosas, lembram grades.
Depois de tres horas, mais ou menos de caminhada, chegamos ao outro extremo da Gruta.
Que buracão viu? Valeu a pena, e ao final da subida já recebemos cópia do DVD da filmagem que fizeram de nossa visita à Gruta, ao preço de R$ 10,00 e foto do grupo ao preço de R$ 3,00 cada foto. Muito organizado.
Esta depressão no alto da montanha da Gruta também lembra um coração. E, na saída tomamos aquela geladinha nos barzinhos, afinal ninguém é de ferro.
E, debaixo de uma uma árvore FICUS da praça, nos acomodamos a farofar. E, saboreando uma cahcaça de Pedra Azul, a Gameleira, que eu levei para a turma. Servimos nessa cuia.
Lembrando, que esse litro só apareceu ao final da caminhada e para ajudar na digestão.
Damião e a esposa, digo, e a noiva, nem imaginava que iria ser perseguido politicamente, pois queriam que ao invés dssa viagem ele fosse paparicar ex-Prefeito. Presta atenção meu povo de Caraíbas!
Eu é que menos estava preocupado com o barulho e as agressões morais em Caraíbas. Olha eu aí com uma cara de preocupação, curtindo esse momento de riqueza cultural, com um prato esmaltado cheio de farofa e carne.

Todo mundo registrando a passagem de um tradicional Pau de Arara de transporte de romeiros. Isto é cultura nordestina!


E aí estão as barraquinhas que comercializam de tudo, roupas, cd's e dvd's, enfeites, santos , etc... Tudo muito comum aos santuários.


Embora distante, nessaa foto, vê-se uma Unidade Industrial para produzir cimento, considerando que umas das principais partes do cimento está presente na região, mas a fábrica não está ativa.

E assim terminamos aqui esta exposição de fotos da Excursão à Gruta da Mangabeira, melhor mesmo é ir lá pessoalmente. E, melhor ainda é da forma que eu fui, com os Romeiros com direito a camisa, guloseimas, música e a farofa.