sábado, 31 de agosto de 2013

CRUZADA PELAS ÁGUAS!

Só quem está preocupado com a situação da Bacia do Rio das Contas são os municípios do Alto e Médio Rio de Contas, porque o Baixo, que não enfrenta as questões da estiagem não se mobilizaram, nem mesmo pela qualidade da água. Na reunião citou inclusive a falta de representação do município de Itacaré.

Abaixo do Referencial Barragem do Referencial Barragem denomina-se JUSANTE e acima é chamado de MONTANTE, são termos técnicos usados nessa discussão de barragem.
__________________________________________________

Jusante, em hidráulica, é todo ponto referencial ou seção de rio compreendido entre o observador e a foz de um curso d’água — ou seja, rio-abaixo em relação a este observador.

Também significa a vazante de mar "Oriundo do latim jusum, é um substantivo feminino que também significa "para o lado da foz". Em francês a tradução da palavra é aval, em contraposição à palavra amont (montante). Tudo o que está abaixo do ponto de referência, ao longo do curso do rio até à foz, diz-se que se situa "a jusante" (águas abaixo), enquanto tudo que se situa acima, diz-se que se situa "a montante" do mesmo ponto.

Dado um ponto num curso d'água, este passa a ser dividido em duas partes: a parte a montante, de onde vêm as águas e a parte a jusante, para onde estão indo as águas.
__________________________________________________

Caatinga é um semiárido que é normal a estiagem. A vegetação conhecida como caatinga já tem sua vida talhada para esta situação de longo período anual de estiagem.

Nos trabalhos escolares, alunos e alunas estão muito preocupados com a situação da estiagem - Vejam Sabina e a Seca!

A preocupação com a Barragem e as lutas populares são antigas, como ficou explícito nos anais da história regional e especificamente de Caraíbas:
Esses vídeos e trabalhos escolares o problema seca, barragem e pessoas são constantes e emblemáticos. Nesse vídeo, nas falas do Ilustre Gersy Viana, existem resquícios do Êxodo Rural para São Paulo em virtude da Seca, ou seja, a solução do problema da seca é de ordem nacional, um problema gera outro e a solução de um amenizará o outro.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC) é um órgão, onde Responsáveis e Usuários debatem e policiam o uso da água no rio central que é o Rio das Contas e seus rios afluentes tais como o Rio Gavião, Rio do Antônio entre outros. É uma forma dos governantes interagir com a comunidade.

A convivência humana com essa situação buscou soluções a viabilizar a vida e a produção nessa região, daí o uso de cisternas e o uso de Barragens, Tanques e outros meios de estocar a água nos períodos chuvosos.

Por conta disso, muita gente que está preocupada com o Rio Gavião, nessa exposição estou encartando fotografias, vídeos e algumas explanações iguais a que acabo de fazer acima sobre jusante e montante, para que os leitores não fiquem alheios ou perdidos nas falas e exposições.

O assunto sobre água é de suma importância com relação a quantidade e qualidade. Em Química a água é conhecida como solvente universal e devido a isso é a água a responsável como meio de locomoção da matéria e da vida em todo sentido.

Prefeito Luizinho discursa na abertura da reunião ordinária do Comitê de Bacia do Rio das Contas.
Parece uma reunião vazia, mas é o potencial de cada participante que vale. Alguns interessados reclamaram não terem recebido o convite que é o caso dos produtores do entorno da barragem.
Momento de descontração entre autoridades e representações do Comitê.
A Professora Suleny Nunes Ribeiro, Secretária Municipal da Educação de Caraíbas, é a representante de Caraíbas nesse comitê e foi nessa reunião eleita a Secretária do Comitê, cargo que era ocupado e exercido pela Sra. Valéria, ex-secretária de educação de Caraíbas. A Professora Suleny, conforme se verificou pela manifestação dos Vereadores de Anagé, presta assessoria àquela Câmara de Vereadores, tanto que os Vereadores de Anagé se sentiram representados estando a Professora como Secretária do CBHRC. Desta forma a Professora Suleny ocupa cargos estratégicos que podem facilitar a interlocução e que vai exigir dela uma dinâmica na articulação do todo.

A importância da reunião foi tamanha que a multinacional Coca-Cola estava representada.
Vereadores de Anagé presentes na reunião, além de Macário que chegou depois.
A Comunidade de Caraíbas também estiveram presentes ao evento.
Professoras Pilares da Educação de Caraíbas.

Almoço bem a moda sertaneja aos visitantes - carneiro!
Prefeito Luizinho ao Centro tem a sua direita o Secretário da Saúde Márcio e amigos mais próximos e à sua esquerda os visitantes, entre eles, Sr. Frederico Maciel de Carvalho Neves, Secretário Municipal de Agricultura de Brumado, imediatamente a esquerda, e Sr. Maurílio Fernandes Neto, do INEMA, último a esquerda.






A Reunião da CBHRC termina com a assinatura da ata.


Certa vez um técnico de uma Produção de Manga de Caraíbas, em entrevista ao Globo Rural disse que chuva até atrapalha na manipulação da lavoura de Manga. Nos vídeos abaixo existem depoimentos importantes, onde os produtores não são contra a vazão para perenização do rio não, eles desejam até que se faça mais, que forneça-se água em adutora pressurizada para atender aos produtores e municípios na jusante do Rio Gavião.

Evidentemente que não foi pelo uso esporádico de algum agricultor ou pela opinião do técnico sobre as chuvas que a barragem veio a ficar vazia. Aliás o que mais me perguntaram após esta reunião ocorrida no Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, do Comitê de Barragem da Bacia do Rio das Contas, foi: "que medidas serão tomadas com respeito ao irresponsável que abriu as compotas excessivamente anos atrás e que levou a barragem a ficar com um nível tão baixo!?" Sim, porque existem estudos em que ficou explícito que isto de fato realmente ocorreu, mas isso não foi discutido nessa reunião do dia 22 de agosto de 2013. Para entender esta discussão estou encartando aqui alguns vídeos onde surgiu não somente o comentário, como de fato existe uma medição de vazão que comprova isso.

Vejam esta discussão que vem ocorrendo desde abril deste ano:




A Reunião em Anagé no dia 18 de Abril deste ano também esteve bem quente - vejam:


Esta reunião aí foi provocada pelos Produtores da Jusante do Rio Gavião. Em algumas falas, especialmente do Sr. Armando, os Produtores deixam claro que desejam que a água da barragem tenha uma pequena vazão para perenizar o rio, mas que deveria fazer uma adutora com água pressurizada para atender a demanda dos produtores de Rio Abaixo (Jusante) e Caetanos.

Na reunião de Anagé estavam representantes da Camara de Vereadores de Caetanos e da Administração Pública de Caetanos. No entanto esta representação de Caetanos não ocorreu na reunião de Caraíbas do dia 22 de agosto de 2013 no Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz (ex-centro educacional de Caraíbas).

No entanto a reunião do CBHRC foi mais tranquila, haviam poucos usuários da Barragem do Rio Gavião, empresário mesmo, alguns da Jusante da Barragem do Rio Gavião e o Sr. Armando, que compareceu bem rapidamente e disse que não havia sido convidado. Vejam algumas partes da referida Reunião:



A próxima reunião ordinária do CBHRC será realizada no município de Abaíra – Bahia, quinta-feira dia 21 de novembro de 2013



RIO ACIMA - MONTANTE


 Observem como está hoje e...
...como era antes.
 De novo. como está hoje...


  ...como era antes...
...e como era antes!!!

 Reparem bem como era antes...
 ...alguns meses depois...
 ...ATUALMENTE!!!

ASSUSTADOR NÃO?!

Então, vamos pegar com Deus...

...eiii...
...a água foi embora... Só Deus agora meu!
Precaução e Canja de Galinha nunca fizeram mal a ninguém!
Como disse um sábio William Shakespeare - "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia!"

Duvida de Milagre?! Vá ao espelho e reflita que seu corpo não passa de matéria imbuída pelo milagre da vida!

Empreendedores do entorno da Barragem do Rio Gavião: Dona Miralva que perdeu todo seu pomar produtor; Sr. Cleber do Restaurante Nativa; Sr. Armando; Sr. Clovis; Sra Núlia; CEDIZ; Falcão; DILA; Dr. Messias; Roberto; Salvador; Nilson; Vitorinho; Vicente Viana e seu Pai; etc... São produtores que vem gerando emprego e renda e que investiram além de dinheiro, muito trabalho e anos de dedicação a Caraíbas.

RIO ABAIXO - JUSANTE

Empreendedores da Jusante: Sr. João; Sr. Jovi; Sr. Renato; Sr. Causon e também Sr. Clóvis, que também são produtores que vem gerando emprego e renda e que investiram além de dinheiro, muito trabalho e anos de dedicação a região.


Este vídeo foi elaborado em 2009 a pedido de Paulo Oliveira, na época como Pai José da Bahia membro da Umbanda preocupado com a Natureza. Umbanda é uma religião onde os elementos naturais possuem uma tremenda importância a humanidade. Hoje, embora Paulo Oliveira ainda preserva a mesma preocupação, Paulo se apresenta como Missionário.

Estas fotos imediatamente acima e imediatamente abaixo aí foram feitas em Abril deste ano de 2013, na travessia do Rio Gavião para acesso ao Povoado do Alegre que pertence a Caetanos - BA.
Fotos feitas em um domingo onde banhistas fazem uso do Rio Gavião para banho.
Bombeamento de Água em um braço de Rio do Rio Gavião rpara Caetanos.
 Do Bombeamento a água segue para esta caixa e daí...

 Desta casa onde fica as bombas de elevatória a água segue para Caetanos, passando por mais duas estações de bombeamento elevatória, até chegar na Estação de Tratamento Simplificado para abastecer Caetanos, serviço conquistado pelo Ex-Prefeito Antônio Silva Rocha.


Rio Gavião abaixo do Bombeamento de Caetanos.
Nesta foto, observa-se de imediato o Braço de Rio e o leito do Rio Gavião logo depois. O ponto com luz vermelha aqui bem na frente está o Bombeamento de Caetanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado